quarta-feira, 2 de maio de 2012

COLUNA


TRABALHADOR QUE NÃO TEVE CONTRIBUIÇÃO RECOLHIDA PODERÁ SE APOSENTAR, segundo o governo, basta que o trabalhador apresente a Carteira de Trabalho com anotação do contrato de trabalho.

O trabalhador que teve vínculo empregatício, mas não teve as contribuições mensais recolhidas à Previdência Social deve ter o seu tempo de serviço reconhecido, para efeito de aposentadoria, segundo entendimento do presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), Manoel Rodrigues.

O presidente disse que para o reconhecimento do direito basta que o empregado apresente, quando for se aposentar, a Carteira Profissional, com a anotação do contrato de trabalho, com a data de entrada e de saída do emprego.

Outra prova importante que justifica o tempo de serviço do trabalhador para ser beneficiário da Previdência Social é a apresentação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até 1999, que todo ano os empregadores têm que encaminhar ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Como a Rais só passou a existir a partir de 1976 e os dados são informados pelas delegacias regionais do Trabalho e inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais, que trabalhou antes disso só terá como prova a Carteira Profissional.

Em reunião no CNPS, Manuel Dantas destacou que “há uma cultura do trabalhador brasileiro de recorrer à Justiça quando tem qualquer problema com o Instituto Nacional do Seguro Social”. Ele disse que a Previdência Social é o foro apropriado para resolver as questões com o INSS. Segundo ele, recorrer ao Judiciário envolve demora nas soluções e alto custo para a União. De todos os precatórios pagos anualmente pelo governo, 85% envolvem ganhos de causa trabalhista contra a Previdência Social.

O presidente do CNPS disse que vai lutar para melhorar a estrutura da área de recursos da Previdência, para agilizar a solução para o estoque de recursos que estão em tramitação. “Os trabalhadores pensam logo de saída em ir para a Justiça, porque não estão bem informados sobre as possibilidades de solução, no âmbito administrativo da Previdência Social”.

Portanto caro trabalhador, quando chegar a hora de utilizar a Previdência Social tenha em mãos todos os documentos de sua vida como trabalhador e ligue para o 135 e agende um atendimento na agência da Previdência Social mais próxima de sua residência. (fonte: Agência Brasil).

* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *

10 – para o Museu de Caxambu, que realiza no dia 14 maio a exposição “Arte sem Fronteiras” mostrando o trabalho dos alunos da APAE de nossa cidade, isto é mais que uma exposição, é inclusão social.

10 – para a Câmara de Vereadores que aprovaram o projeto de lei obriga candidatos eleitos a cumprirem suas promessas de campanha, caso não cumprimento tornara o titular do mandato inelegível, vamos ver se pega!

0 – para os motoristas e charreteiros que estacionam seus veículos em local proibido na Av. Camilo Soares dificultando os acesso dos ônibus nesta avenida, vamos tomar providências.

INTERNET JÁ É MAIOR CANAL DE TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, mais conveniente, internet banking transforma agências em consultorias. Acesso a banco via smartphones e tablets deve atingir, ao menos, 40 milhões de contas em 2017, estima a Febrabam, opção em quase 255 das transações bancárias, o internet banking se tornou o principal canal dos bancos. (fonte: Helton Simões Gomes).


GRAÇA FOSTER ADMITE AUMENTO DA GASOLINA, SE BARRIL BATER US$ 130, presidente da Petrobras diz que isso determinaria alta do preço. Graça Foster destacou que não há um limite de preços e que o reajuste da gasolina não depende apenas da cotação do barril, mas de outros fatores, como câmbio e volume de produção. (fonte: Folha).


FINANCIAMENTO DE IMÓVEL TERÁ JURO MENOR. Com 74% do mercado, Caixa anunciou no último dia 25 abril, novas taxas para empréstimos; custo deve cair para linha mais caras. Presidente do banco diz que serão anunciados ainda juros mais baixos para o programa Minha Casa, Minha Vida. (fonte: Valdo Cruz e Sheila D’Amorim).


Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br