quarta-feira, 27 de junho de 2012

COLUNA


.TRABALHADOR QUE NÃO TEVE CONTRIBUIÇÃO RECOLHIDA PODERÁ SE APOSENTAR, segundo o governo, basta o empregado apresente a Carteira Profissional com anotação do contrato de trabalho. O trabalhador que teve vínculo empregatício, mas não teve as contribuições mensais recolhidas à Previdência Social deve ter seu tempo de serviço reconhecido, para efeito de aposentadoria, segundo entendimento do presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), Manuel Rodrigues.

O presidente disse que para o reconhecimento do direito basta que o empregado apresente, quando for se aposentar, a Carteira Profissional, com a anotação do contrato de trabalho, com a data de entrada e de saída do emprego.

Outra prova importante que justifica o tempo de serviço do trabalhador pra ser beneficiário da Previdência Social é a apresentação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) que todo ano os empregadores têm que encaminhar ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Como a Rais só passou a existir de 1976 e os dados informados pelas delegacias regionais do Trabalho e inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais, quem trabalhou antes disso só terá como prova a Carteira Profissional.

Há uma cultura do trabalhador brasileiro de recorrer à Justiça quando tem qualquer problema com o Instituto Nacional do Seguro Social. A Previdência Social é o foro apropriado para resolver as questões com o INSS, recorrer ao Judiciário envolve demora nas soluções e alto custo para a União. De todos os precatórios pagos anualmente pelo governo 85% envolvem ganhos de causa dos trabalhadores contra a Previdência Social.

Outro grande problema é que existem no país mais de 6 milhões de empregados domésticos que não têm a carteira assinada, quando chegar a idade de aposentar, não terão como provar que trabalharam. Por isso é importante que os patrões assinem as carteira de seus empregados domésticos, para que no futuro tenham proteção previdenciária.

O trabalhador deve acompanhar todo o processo, desde admissão até a rescisão de trabalho, em todos os âmbitos, para quando chegar a hora de aposentar não tiver nenhuma surpresa. (fonte: Agência Brasil).

*Caxambu de Zero a Dez*

10 – para a APAC pela feira de doação de animais, que se realizou no último sábado dia 23, se todo mundo fizer um pouquinho, teremos uma cidade sem animais abandonados.

10 – para a Prefeitura de Caxambu, que recebeu pela 3ª vez a medalha Tancredo Neves, por ter investido mais de 25% do obrigatório por lei no setor da Educação, sem duvida que a educação é a base de um país.

0 – para os Serviços em parceria entre a Prefeitura e os moradores do bairro do Bosque, nós já pagamos impostos demais e ainda temos que por a mão na massa, os moradores tem apenas que cuidar no patrimônio da cidade. o restante é com a administração pública, para isso é que foram eleitos.

. GOVERNO AUTORIZA, E GASOLINA DEVE SUBIR 10% NAS REFINARIAS, para que reajuste não chegue todo ao consumidor, governo pode reduzir contribuição que incide sobre combustível. (fonte: Valdo Cruz/ Natuza Nery)

. DE CADA 100 CASAS NO PAÍS, 24 TÊM TV POR ASSINATURA, segundo dados da Anatel, há 14,3 mi de domicílios no Brasil com esse serviço. O número de domicílios com TV por assinatura teve crescimento de 12% nos cinco primeiros meses de 2012. (fonte: Folha).

.PREÇO DO CARRO ZERO CAIU, EM MÉDIA 3,4% APÓS UM MÊS DE REDUÇÃO DO IPI, estudo feito pelo Datafolha mostra ainda que, com fenômeno, já há reflexos na cotação de usados. Troca exige cálculo, pois a depreciação do usado pode ser maior que o desconto oferecido nos modelos novos. (fonte: Ricardo Ribeiro).