* SEU BOLSO*
SEGURO DE CASA: COMO FAZER?
Colocar sua casa no seguro é tão fácil quanto realmente parece. Saber como os seguros de residência funcionam e conhecer os benefícios de cada tipo de cobertura é o primeiro passo importante, para ajudá-lo temos dois artigos que irão lhe esclarecer diversas dúvidas sobre esses assuntos: Seguro de casa e Seguro de casa: Benefícios.
Após decidir optar pelo seguro os próximos passos importantes são:
Escolher a seguradora
Quais coberturas escolher.
Avaliação do meu perfil
Documentos necessários.
1. Escolher a seguradora
Fazer cotações com diferentes seguradoras é um bom começo para o processo de contratação.
Para chegar à seguradora existem 3 formas:
Através de um corretor de seguros
Através de um banco no qual você seja cliente
Através da internet, diretamente com a seguradora
Algumas seguradoras já oferecem o serviço de contratação pela internet, outras irão encaminhá-lo a um corretor. O mesmo acontece com os bancos, principalmente as grandes instituições que já possuem parceria com seguradoras e financiadoras de imóveis, Caixa Econômica Federal e Santander, por exemplo.
O que os corretores de seguros fazem é: pegar suas informações básicas, as informações do imóvel e entrar em contato com as seguradoras e fazem uma cotação dos seguros para o seu perfil.
2. Quais coberturas escolher?
Após avaliar as propostas das seguradoras é hora de optar pelas coberturas. As coberturas básicas para seguros de casa são: incêndio, queda de raio e explosão.
Além dessas coberturas uma série de outras serão oferecidas. Avalie sua necessidade e faça a escolha consciente do que lhe será útil de verdade.
Veja as coberturas mais comuns oferecidas pelos seguros de residência:
Roubo e furto
Queda de aeronaves e colisão de veículos
Danos elétricos
Desmoronamento
Enchentes e inundações
Danos por eventos climatológicos: furacão, ciclone, chuva de granizo)
Assistência residencial
Além disso, leve em consideração a vitalidade do seguro que irá contratar (período de validade) e as necessidades financeiras de seus dependentes. Assegurar um bom futuro para eles também deve fazer parte do seu planejamento financeiro.
3. Avaliação do imóvel
A avaliação do imóvel é um dos processos mais importantes na hora de definir os valores da apólice. Algumas das características que serão levadas em consideração são:
Tamanho do imóvel, número de cômodos e outras especificações
Localização
Bens e mobília
Perfil dos moradores
A avaliação do imóvel irá depender bastante dos tipos de coberturas escolhidos para o seguro. Por exemplo, se o seguro não cobrir furto de bens dentro do imóvel não há a necessidade de fazer uma avaliação dos bens.
Outro fator importante é a localização, em nosso artigo como comprar casa falamos um pouco mais no quanto o local influencia no valor do imóvel e, consequentemente, no valor do seu seguro.
4. Documentos necessários
Para contratar um seguro residencial você deverá apresentar 2 tipos de documentos:
Documentos pessoais: CPF, RG, Certidão de Nascimento
Documentos do Imóvel: Cópia da planta, Laudo de avaliação, etc
Após escolher a seguradora, as coberturas e finalizar a contratação é hora de desfrutar da sua segurança. Mesmo que você ainda não tenha comprado o imóvel é sempre saudável, para um planejamento financeiro seguro, saber calcular as despesas com a casa, entre elas o seguro. (Fonte: BANKFACIL).
*OPINIÃO*
CASAMENTO HOMOSSEXUAL: ARGUMENTOS CONTRA E A FAVOR
Em todo o mundo, leis começam a ganhar força para incluir a nova modalidade familiar.
A recente mobilização de militantes católicos e evangélicos não estão conseguindo expor os principais argumentos que acalentam o debate a favor ou contra as propostas legislativas em todo o mundo.
Argumentos contra
- Somente em sete países do mundo contemplam a figura do matrimônio para as pessoas do mesmo sexo. Além disso, os países incluem regulamento sobre a fertilização assistida e um regime de filiação aberta.
- A norma provocaria um caos no registro de adoções- mães e país.
Toda a criança tem o direito de um pai e uma mãe para o desenvolvimento integral como pessoa.
Para evitar abuso ou desamparo legal, os casais homossexuais não teriam condições de educá-los.
O casamento é uma instituição literalmente heterossexual e implica desnaturalizar o conceito de matrimônio ou perverti a natureza.
Argumentos a favor
Todas as pessoas têm direito a ser feliz e isto implica a ser livres, iguais, perante as leis. As leis devem ser para todos e não deve importar se são héteros ou não.
A lei da adoção não exige ser heterossexual para adoção.
As crianças de gays e lésbicas devem ter os mesmos direitos que os casais heterossexuais.
A família, como toda outra instituição, é um produto social sujeito a modificações. As relações humanas são atravessadas pela cultura, e, por isso, as normas e as leis se modificam com o objetivo de acompanhar as mudanças culturais.
O casamento é civil e não um tema religioso. Cada religião avalia para si o que aceita ou não.
E você é a favor ou contra?
*RAPIDINHAS*
A CADA CINCO PRESOS NO BRASIL, APENAS UM TRABALHA
Segundo dados do Depen, 9,4% da população carcerária está investindo em qualificação Após perderem anos de liberdade por cometerem algum tipo de crime, detentos têm de lidar com mais um desafio em suas vidas quando deixam a prisão ou obtêm direito ao regime semi-aberto e aberto: voltar ao mercado de trabalho.
Segundo os últimos dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, divulgados no 1º semestre de 2012, 20,4% dos presos em regime fechado, semi-aberto e aberto (não inclui egressos) estão envolvidos em atividade laboral interna e externa no País.(Fonte: Patrícia Basilio).
NOVO MODELO PARA PIS/COFINS DEVE SER PROPOSTO EM 2014
Proposta não pode ser feita agora porque há política de desoneração tributária em curso
O governo deve propor um novo modelo para PIS/Cofins no início de 2014. A estimativa foi feita nesta quarta-feira (3) pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, acrescentando que as discussões devem começar neste ano.
Em audiência pública no Senado, disse que a intenção é "racionalizar e resolver a questão de devolução de crédito".
Barbosa explicou que nem todas as compras de insumo geram crédito e, segundo ele, "a reforma vai fazer com que tudo gere crédito".
Desoneração tributária
De acordo com o secretário, a proposta não pode ser feita de "imediato", porque há uma política de desoneração tributária em setores da economia em curso. "Não é possível fazer este ano. Se houver consciência, (vamos) transitar para o novo modelo em 2014."
Ele lembrou ainda que, desde 2007, o governo tem mexido no PIS/Cofins. À época, a devolução do crédito demorava 4 anos e hoje, cerca de 3 meses. (Fonte:Agência Estado ).
LIGAÇÃO DE TELEFONE FIXO PARA CELULAR CAIRÁ 8,8% A PARTIR DE AMANHÃ
As ligações celulares ou rádios ficarão pelo menos 8,77% mais baratas a partir de amanhã (6). O desconto vale tanto para chamadas de longa distância (DDD) como para chamadas locais.
A decisão foi aprovada pelo conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e publicada no "Diário Oficial" da União no começo de março.
A redução de 8,77% vale para o preço da tarifa de Telefônica, Oi, CTBC, Sercomtel e Embratel.
Para clientes da Telemar Norte Leste S.A, a queda será de 18,60% porque a empresa havia conseguido impedir, na Justiça, a aplicação do desconto de 10,78% aprovado pela agência para todas as concessionárias no ano passado.
Quando foi aprovado o reajuste, o conselheiro da Anatel Jarbas Valente disse que a medida vai impactar positivamente os indicadores de inflação do país. (Fonte: Folha).
