quinta-feira, 11 de abril de 2013

ESCOLAS ESTADUAIS REALIZAM AÇÃO INTEGRADA NO COMBATE À DENGUE


No dia 12 de abril, estudantes, professores e funcionários de escolas da rede estadual realizam o dia denominado ‘Todos Contra a Dengue’, uma iniciativa integrada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), coordenada pelo Governo de Minas. Atividades diversas, dentro e fora das salas de aula, serão realizadas com o objetivo de sensibilizar a população do Estado para o combate à proliferação do mosquito transmissor da doença.
Produção de cartazes, passeatas e distribuição de panfletos à população com informações sobre a Dengue deverão mobilizar as mais de 3,6 mil escolas da rede em todo o Estado, 180 mil professores e quase 2,4 milhões de estudantes. O mutirão de ações será desenvolvido com estudantes dos ensinos fundamental e médio.
“Como os alunos são formadores de opinião em suas casas, a participação das escolas é importante nessa ação. Será um dia de atividades diferentes em nossas escolas. Vamos mostrar que a educação está pronta para ajudar a evitar a Dengue. Formaremos uma grande corrente, um verdadeiro mutirão, porque são 2,4 milhões de alunos na rede pública estadual que vão levar às suas famílias e escolas de outras redes, a necessidade de difundir e ampliar a importância de todos contra a Dengue”, disse a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
O coordenador do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde, Joney Fonseca Vieira, destacou a importância dessa ação integrada do Governo de Minas. “Saúde e Educação não têm como não estarem juntas nesse processo de enfrentamento da Dengue. Mobilizar com a educação é formar a consciência cidadã, por intermédio das crianças e adolescentes. Não existe uma vacina contra a Dengue, mas juntas, a Educação e Saúde, formam a prevenção”.
Durante toda a semana, as escolas poderão promover palestras, oficinas de leitura, artes, produção de textos e exibição de vídeos que deverão ser acompanhados de reflexão sobre a temática. No dia 12, sexta-feira, todas as escolas vão parar para mostrar o fruto desse trabalho em uma ação de conscientização contra a Dengue. Para orientar as instituições de ensino, a SEE encaminhou um Ofício Circular para as escolas e Superintendências Regionais de Ensino com sugestões de atividades.
Mensagem às escolas
Além da mobilização em todas as escolas de Minas Gerais, no dia 12 a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, vão participar de um programa que terá a Dengue como tema. O programa será transmitido ao vivo, às 10h30, pelo Canal Minas Saúde e todas as escolas poderão acompanhar por meio das antenas de recepção que transmite a programação do Canal.
Durante o programa, os secretários vão apresentar um cenário da doença em Minas Gerais, além de destacar a importância da participação da comunidade escolar no combate ao mosquito. Serão apresentadas boas práticas de escolas na prevenção à Dengue, assim como dicas para garantir que o mosquito não consiga se reproduzir.
Bons Exemplos
No Norte de Minas, a Escola Estadual de Divisa Alegre, faz um trabalho de sensibilização dos alunos e comunidade desde o início de março. A escola realizou palestras para os estudantes que ajudaram a produzir material informativo para ser entregue à população. Após os trabalhos na escola e a confecção dos folders, os estudantes foram orientandos a sensibilizar os familiares e a vizinhança sobre as formas de prevenção e tratamento da doença.
“Temos cerca 700 estudantes. Pedimos a cada um que conversasse com sua família, com os vizinhos da direita, da esquerda e da frente. Com isso, pelos nossos cálculos, conseguimos atingir 2.700 moradores, além dos familiares. O número é bem significativo, pois nossa cidade conta com uma população de, aproximadamente, seis mil pessoas”, analisou o diretor Fabrízio Alves Ferreira.
O encerramento dessa iniciativa será na sexta-feira (12), com uma passeata no entorno da escola. Na ocasião, serão distribuídos panfletos aos moradores e afixados adesivos nos veículos. “Vai ser legal, pois é um projeto que conscientiza muito as pessoas”, disse o aluno do 7º ano do ensino fundamental, Emerson Batista Silva, de 11 anos.
DengueMob
No site ‘Dengue tem que acabar’, do Governo de Minas, os visitantes têm acesso a diferentes conteúdos que promovem disseminação de ações de prevenção à doença, como o concurso que vai premiar ações de mobilização contra a Dengue. Pode participar do concurso qualquer pessoa física, residente no estado de Minas Gerais e que possua perfil ativo no Facebook.
Para participar da iniciativa é preciso que o candidato envie sua foto ou link do vídeo ou texto informativo com a boa prática no combate à Dengue. O participante também deve marcar no mapa o local onde já executou alguma ação de combate à doença eliminando focos. A cada mês, as três melhores ações serão premiadas e ao final de 12 meses a melhor ação leva um prêmio.