sexta-feira, 12 de abril de 2013

COLUNA


A CARNE VERMELHA NA ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO




São muitas as contestações a respeito da ingestão de carne vermelha na alimentação humana, com restrições principalmente voltadas a seu conteúdo de gordura saturada e colesterol. No entanto, trata-se de um alimento com grande quantidade e variedade de nutrientes, principalmente para a infância, um período de alta exigência nutricional.
Isso ocorre porque a carne vermelha é riquíssima em nutrientes fundamentais para o crescimento e desenvolvimento, tais como:
1) Ferro: Fundamental na formação do sangue e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral resulta em anemia, e sua principal fonte é a carne vermelha, seguida de frango, peixes e grãos (feijão, lentilha e ervilha).
2) Proteínas de alto valor biológico: Essenciais para o desenvolvimento muscular, órgãos e tecidos em geral, e por isso são tão importantes na fase de crescimento infantil. Os alimentos de origem animal são as principais fontes deste nutriente.
3) Zinco: É componente importantíssimo de muitas reações enzimáticas e participa do crescimento e funcionamento do sistema imunológico. São fontes de zinco as carnes, os laticínios e os grãos.
Com relação aos possíveis malefícios da carne vermelha, estes podem ocorrer quando a ingestão é excessiva e predominantemente realizada com cortes mais gordos, pois, naturalmente, são ricos em gorduras saturadas e colesterol, porém, se forem consumidos com moderação e, principalmente, com equilíbrio e intercalados, a longo prazo, com os demais tipos de carne – frango e peixe – a carne vermelha exercerá influência positiva na saúde da criança. A ingestão deve ser feita preferencialmente com cortes mais magros (filé mignon, carne moída, lagarto, patinho etc), deixando a picanha e as carnes mais gordurosas, também muito apreciadas por crianças, para ocasiões esporádicas.


Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Praça Nossa Senhora de Montserrat, 3 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com   /  Twitter: @NutriNathy