* SEU BOLSO*
FINANÇAS DA FAMÍLIA
Família unida planeja unida! Se, por um lado, as despesas aumentam com a chegada dos filhos, por outro você ganha maior motivação para realizar sonhos e proporcionar o melhor para as pessoas que ama.
A palavra de ordem continua sendo: planejamento. Mãos à obra!
Reunião financeira em família
Sempre que possível, a família deve se reunir para conversar sobre suas finanças. Este hábito permite avaliar calma e racionalmente onde estão, determinando se suas metas financeiras foram alteradas e definindo meios para atingi-las.
Outros assuntos que podem entrar na pauta da reunião de vocês:
Documentos importantes
É recomendável que os documentos importantes da casa não fiquem sob a responsabilidade de uma pessoa só, pois isso cria dependência. Estamos falando aqui de apólices de seguro, contas a pagar, testamentos, recibos de imposto de renda, números de contas bancárias, dados específicos de investimentos, passaportes, certidões e tantos outros documentos.
Dívidas e bens correntes
Tenham sempre controle de suas receitas, despesas e, obviamente, suas dívidas. Somem tudo. Façam o mesmo com os seus bens. Entendam como seu dinheiro está trabalhando para vocês, e tentem determinar se ele deveria estar trabalhando melhor.
Orçamento
Tenha uma idéia de onde vocês estão gastando seu dinheiro. Se seus gastos não correspondem às suas prioridades, façam uma análise de seu orçamento, para ajudá-los a tirar o máximo de sua renda.
Metas
Reexaminem as metas financeiras feitas por vocês na última reunião. Estão progredindo para a realização destas metas? Esses objetivos ainda são importantes para todos vocês? Conversem sobre outras possibilidades nas quais gostariam de trabalhar, tanto de curto como de longo prazo.
Vulnerabilidades
Descubram quais são os pontos fracos de sua estrutura financeira. Vocês têm dívidas demais? As rendas ou os empregos de vocês não são seguros? Vocês têm renda insuficiente para cobrir seus gastos? Basta identificar essas fraquezas para ajudá-los a evitar algumas armadilhas. Mas vocês devem também conversar sobre como podem fortalecer essas áreas e incorporar essas estratégias em suas metas financeiras.
Responsabilidades cotidianas
A divisão de responsabilidades que vocês fizeram ainda é prática? Ela está funcionando ou existe um de vocês que se sente sobrecarregado?
Autoconhecimento
O que vocês têm aprendido sobre finanças, como se sentem com relação ao dinheiro? É sempre bom falar abertamente sobre este assunto.
*OPINIÃO*
AS POLÊMICAS COTAS RACIAIS, A FAVOR OU CONTRA?
Um tema que sempre gera debate são as cotas raciais. Elas já fazem parte dos programas de várias Universidade Brasileiras, mas sempre desperta reações opostas: alguns concordam com ela. Outros não. Essa relação de amor e ódio mexe com muita gente, de estudantes a parlamentares e gera muito debate. Tenho uma opinião formada sobre o assunto. Sou favor das cotas raciais por enquanto, mas não para todo o sempre.
O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, apenas em 1888. Após a libertação, os negros tornam-se livres. Mas não podiam trabalhar, votar e nem estudar. Ai pergunto: de que adiantou esta liberdade? Tivesse a sociedade brasileira no final do século XIX inserido o cidadão negro na sociedade hoje não estaríamos discutindo cotas raciais e o Brasil poderia ser um pouco mais justo. Mas na época dos aristocratas ser negro era como ser escravo, embora muita gente hoje pense assim também…
E você é a favor ou contra?
*RAPIDINHAS*
DÓLAR LIDERA RANKING DAS APLICAÇÕES
Moeda valoriza 7,24% em maio e 4,99% em 2013, acima da renda fixa e da poupança
A disparada do dólar no fim de maio colocou a moeda americana no topo do ranking de investimentos elaborado pela Agência Estado, tanto para o mês quanto para o acumulado dos primeiros cinco meses do ano.
O dólar apresentou valorização de 7,24% em maio; desde o início de 2013, a alta acumulada é de 4,99%. Isso deixou para trás os rendimentos de renda fixa. A poupança é a segunda colocada, com alta de 0,5% em maio e de 2,53% desde 1.º de janeiro. (fonte: Agência Estado).
CONTA DE LUZ DEVE INFORMAR CUSTO DA ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE JUNHO
A partir de hoje (1º), as distribuidoras de energia elétrica deverão informar, por meio das faturas emitidas aos consumidores, as bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) que indicarão o custo da energia usada em função das condições de geração de eletricidade.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o mês de junho foram acionadas bandeiras vermelhas nos quatro subsistemas de geração de energia: Sudeste/Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul. (Fonte: iG).
RECEITA FEDERAL FICA SEM ATENDIMENTO TELEFÔNICO PESSOAL
Ao ligar para o 146, contribuinte só tem acesso a informações automatizadas
O atendimento telefônico pessoal ao contribuinte prestado pela
Receita Federal por meio do número 146 está temporariamente indisponível, em razão do encerramento do contrato mantido com a empresa que prestava o serviço.
Ao ligar para o número, o contribuinte só obterá informações automatizadas sobre a declaração do Imposto de Renda ou da situação do CPF.
De acordo com o comunicado da Receita Federal, todo esforço vem sendo empreendido no sentido de vir a ser viabilizada, o mais breve possível, a celebração do novo contrato para proporcionar o restabelecimento da prestação do serviço. (Fonte: Agência Brasil ).
