terça-feira, 2 de julho de 2013

MANIFESTANTES PARTICIPAM DE REUNIÃO DA CÂMARA



Membros do movimento “Grito das Águas” ocuparam pacificamente o plenário da Câmara Municipal de Caxambu na noite desta segunda feira durante a realização da 26ª Reunião Ordinária.
Cerca de 150 pessoas entre estudantes, professores, profissionais liberais e aposentados  foram saudados pelo vice-presidente da Casa vereador Clóvis Almeida que nesta reunião presidiu os trabalhos devido a ausência por questões de saúde do Presidente Marcos Halfeld.


Para atender ao pedido dos manifestantes os vereadores optaram por alterar a ordem da reunião, colocando a TRIBUNA LIVRE no início da sessão.

Quem primeiro fez uso da palavra foi um dos representantes do grupo de manifestantes o jovem Feliciano. Em sua fala ele cobrou da Câmara um posicionamento sobre a questão da possibilidade do fechamento do hospital de Caxambu.  Feliciano pediu um compromisso por parte dos vereadores em apoiar ações que evitem o fechamento do mesmo.
Em resposta o vereador Clóvis lembrou à todos que a Câmara já trabalha de forma atuante para evitar o fechamento do hospital e o Presidente do Legislativo Vereador Marcos Halfeld representou a Câmara em reunião recente para debater o assunto junto ao Ministério Público. O vereador lembrou ainda que na semana passada foi realizada pela Câmara uma Audiência Pública para debater o tema.



Já o vereador Fábio Curi afirmou que o Executivo tem sim que ter um plano de ação para o caso do fechamento do hospital por parte da Sociedade São Camilo.

Em nome dos manifestantes, Feliciano voltou a afirmar que todos esperam mesmo que a Câmara seja realmente incisiva nesta atuação junto ao Executivo para que ocorra uma melhor solução neste caso do hospital da cidade.

Ainda em sua fala Feliciano cobrou dos Vereadores uma posição sobre a questão da Multiuniversidade. Ele lembrou que ninguém mais fala sobre o assunto e que a população quer saber o que está acontecendo. Feliciano ainda disse que sabe que a Câmara tem buscado informações sobre o tema mas que o assunto é de responsabilidade do Executivo que não tem dado sequência ao projeto.
O Vereador Clovis em resposta lembrou que a implantação ou não da Multiuniversidade depende hoje muito das ações que o Governo Federal vai tomar com relação à educação e os investimentos nesta área, pois o espaço que existe em Caxambu e que interessa ao Consórcio das Universidade Federais pertence ao Governo Federal.  Mas garantiu que os vereadores vão continuar cobrando respostas através de Deputados e de todos os meios que forem possíveis.
Feliciano pediu ainda o fim do 13º salário dos vereadores. Mais uma vez o Presidente da sessão vereador Clóvis disse que  a atual Legislatura não foi a autora de tal projeto mas que a Casa vai rever este posicionamento.

O Vereador agradeceu a participação de todos os manifestantes e se disse feliz por viver este momento democrático dentro do legislativo Municipal.



Quem também fez uso da palavra foi o professor Cássio Diniz presidente da sub-seção do Sind UTE – Sindicato único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.  Ele pediu uma moção de apoio dos Vereadores às reivindicações da classe em relação ao pagamento do piso nacional do magistério e de melhores condições para o exercício da função.
Na oportunidade leu uma carta aberta enviada pelo Sindicato a Secretaria de Estado da Educação com as devidas cobranças feitas pela classe dos professores. Colocou ainda que o magistério municipal precisa de apoio em diversas demandas em especial no pagamento do biênio e do piso nacional proposto pelo Governo Federal.
O presidente da sessão vereador Clóvis parabenizou o professor Cássio e ainda se manifestou favorável a tais reivindicações dizendo que a Câmara certamente fará tais moções de apoio.

Ordem do Dia

Ao retomar o curso normal da reunião os vereadores votaram o Projeto de Resolução nº 2/2013, apresentado pela Mesa Diretora, que alteram a redação do artigo 140 do Regimento Interno da Câmara Municipal e a Resolução nº 06/1991, que dispõe sobre o horário de início da Reunião Ordinária da Sessão Legislativa Anual, e a redação do art. 3º da resolução nº 115/2003, que dispõe sobre a realização das Audiências Públicas.
Na prática o Projeto aprovado por unanimidade altera os horários da Reunião Ordinária realizada as segundas feiras a partir de agosto de 2013 para as 19:30 h e a Audiência Pública para as quartas feiras também as 19:30 h.

Os Vereadores aprovaram também por unanimidade os seguintes requerimentos: 39/2013 apresentado pelo vereador Fábio Curi solicitando a remessa de valores pagos a títulos de diárias a todos os agentes públicos do Município de Caxambu e o Requerimento 40/2013 também apresentado pelo vereador Fábio Curi Haugen solicitando informações sobre os serviços de mecânica e lanternagem dos veículos do Município.

Também foi aprovada por unanimidade a Moção de Pesar nº 25 / 2013 apresentada pelo Vereador Francisco Pereira Fernandes em virtude do falecimento do Sr. João de Paula Ferreira ocorrido no dia 24 de junho de 2013.

GRANDE EXPEDIENTE

Vereador Jean: disse que tem recebido muitas reclamações sobre a qualidade dos atendimentos nas agências bancárias da cidade. Pediu que a Câmara se manifeste sobre o assunto.

Vereador Nilton: pediu calçamento em algumas ruas do bairro Jardim Alvorada. Também parabenizou pelo evento Arraial da educação.

Vereador Fábio Curi: parabenizou os manifestantes que estiveram na Câmara. Voltou a cobrar o pagamento da hora extra aos funcionários públicos municipais. Questionou o valor da folha de pagamento do município.
Lembrou do projeto de implantação de estantes de livros nos pontos de ônibus da cidade.
Cobrou o pagamento do biênio das professoras municipais e elogiou o Ministério Público por já ter se posicionado em favor do povo de Caxambu em relação a questão do hospital da cidade.

Vereador Joaquim: cobrou melhorias nos passeios da cidade e providencias para os terrenos baldios no município.

Vereador Denilson: falou sobre o recapeamento da Avenida Barão do Rio Branco no bairro do Trançador que a parte mais critica do local ainda não foi recapeada. Se solidarizou com os manifestantes em especial os professores. 

Fonte: Câmara Caxambu