sexta-feira, 2 de agosto de 2013

COLUNA


POLIFENÓIS E O CONTROLE DO COLESTEROL

O controle do colesterol é um dos fatores mais importantes na prevenção de doenças cardiovasculares. A lipoproteína de baixa densidade (LDL, que é o “colesterol ruim”) tende a se depositar nas artérias e isto está associado ao início e à aceleração do processo aterosclerótico. Já as lipoproteínas de alta densidade (HDL, o “colesterol bom”) ajudam a remover o LDL depositado, reduzindo o risco de aterosclerose e consequentemente infarto e outras doenças cardiovasculares.
Os polifenóis tem recebido um interesse substancial nos últimos anos, pois acredita-se que apresentam propriedades protetoras. São conhecidos mais de 8000 tipos de polifenóis presentes nos vegetais, que os protegem de ataques físicos como radiação ultravioleta do sol e dos ataques biológicos por fungos, vírus e bactérias. Embora haja dados limitados a alguns polifenóis ou alimentos ricos em polifenóis específicos, estes têm sido associados com o controle do colesterol e a diminuição do risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Segue a tabela 1 com os polifenóis mais estudados.



O processo aterosclerótico depende da captação de LDL pelos macrófagos, incluindo as LDL-oxidadas. Estudos sugerem que os polifenóis atuam no LDL inibindo a oxidação e deste modo reduz o acúmulo de LDL nos macrófagos.
Nos últimos anos, mais polifenóis de diferentes fontes vem sendo estudadas. Os polifenóis do cacau demonstraram grandes efeitos protetores, inclusive na redução do LDL e os polifenóis do extrato de Adlay (lágrima-de-job) promoveram redução dos níveis de colesterol total, triglicérides e LDL, além de aumentar o HDL de ratos alimentados com dieta rica em colesterol.
Um estudo realizado com sucos de frutas observou que a ingestão mediana de polifenóis foi mais eficaz na redução de colesterol total do que a sua ingestão elevada.
Apesar de alguns estudos terem concluído que os polifenóis apresentam efeito protetor contra doenças cardiovasculares, os mecanismos de ação ainda não estão totalmente esclarecidos e ainda não se sabe a quantidade de polifenóis recomendada para suplementação ou se há algum limite de ingestão.

Fonte: RG Nutri


Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Praça Nossa Senhora de Montserrat, 3 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail:
nathaliasab@gmail.com  /  Twitter: @NutriNathy