Em junho de 2013, muitos usaram o grito “vem pra rua” para
conclamar as pessoas a participarem das manifestações. Mais de um ano depois, a
Justiça Eleitoral tenta transformar esse entusiasmo em participação política,
com a campanha Vem pra Urna. “A ideia é que a população entenda que o seu
clamor por mudança, esse desejo de ser ouvido, pode ser canalizado para o
momento da votação. Todo o material gráfico das eleições terá a marca do Vem
pra Urna este ano”, explica o coordenador de Comunicação Social do Tribunal
Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Rogério Tavares.
Mas a Justiça Eleitoral tem uma difícil tarefa pela frente,
já que, nas últimas eleições, em 2012, cerca de 16% dos eleitores não
compareceram às urnas. Em 2010, ano de eleição presidencial, a abstenção no
segundo turno chegou a 21,5%, maior patamar desde 1994. O coordenador do curso
de Relações Internacionais da Newton Paiva, Leandro Cesar Diniz, explica que um
dos motivos para a falta dos eleitores está na própria política. “Hoje há uma
desconexão entre a vida comum e a política. As pessoas não conseguem enxergar
como uma eleição pode afetar a vida cotidiana. Então, por que sair de casa e
pegar fila para votar?”, questiona.
Outros fatores apontados por ele são a facilidade de
justificar o voto e o baixo valor da multa para quem não comparece à zona
eleitoral, de R$ 3,50.
Fonte: Jornal O TEMPO