terça-feira, 11 de agosto de 2015

COLUNA


Prefeitos de Caxambu
                                                 1952 a 1960

Vejamos os administradores municipais nesse período:

1952 a 1956 – Joubert Guimarães
Candidatou-se ao cargo de prefeito, concorrendo no pleito de 1950. No período em que esteve à frente do Executivo municipal, há que se ressaltar a presença da seleção brasileira de futebol que se hospedou no Palace Hotel de Caxambu no ano de 1954, visando os preparativos para a Copa do Mundo.
Deixando Caxambu, Joubert Guimarães seguiu com sua profissão de engenheiro, sendo responsável, inclusive, pela construção do prédio da Escola Estadual Major João Pereira, um marco da cidade de Itajubá, concluída no ano de 1966.

1956 a 1960 - Paulo Levenhagem de Mello
Na administração de Paulo Levenhagem, alguns significativos acontecimentos mexeram com Caxambu. Uma delas foi a realização da 5ª Semana Nacional do Cinema, conforme já anotamos anteriormente. Também foi implantada no ano de 1956 a mecanização total no processo de engarrafamento das águas minerais. Instituía-se no dia 3 de junho de 1958 o brasão da cidade, de autoria de Edmundo Dantas e Alberto Nunes Cobra. Criada, também em 1959, a Biblioteca Municipal de Caxambu. Inaugurado em janeiro de 1959 o asfalto na rodovia entre Caxambu e Engenheiro Passos, no Estado do Rio de Janeiro. E, um dado histórico: levantava voo pela primeira vez no aeroporto de Caxambu uma aeronave com destino a Brasília, que ainda não havia sido inaugurada. A foto a seguir marca aquele momento, no ano de 1959 (o professor Antônio Maurício ao centro, de terno preto).