quinta-feira, 8 de outubro de 2015

COLUNA


HISTÓRIA...DE FATO

Foram 7 anos escrevendo semanalmente nesta coluna e que, agora, após ter recebido o comunicado do nosso editor de que o Noticiarama sairia de circulação virtual, com este artigo despedimo-nos de todos. Foi um exercício extremamente gratificante escrever sobre, principalmente, a nossa cidade de Caxambu, sua história, seus costumes, sua gente, enfim, trazer um pouco das pesquisas que realizei sobre o município e que me renderam, graças a Deus, 3 obras as quais dedico inteiramente a este rincão das Minas Gerais, onde fui tão bem recebido por todos.
Infelizmente, o jornal deixa de existir e, conforme havia expressado particularmente ao nosso editor – jornalista Sérgio Monteiro – lamento profundamente o desaparecimento deste que, durante anos, informou e aliou-se umbilicalmente a todos os movimentos culturais de Caxambu, além de dar informações sobre atividades de mesmo gênero no entorno do município.
Quando o editor me convidou a assinar uma coluna semanal – sempre às terças-feiras – fiquei muito sensibilizado, uma vez que seria a primeira vez que me defrontaria com um público virtual, pois até então só havia escrito em mídias impressas no Rio de Janeiro. O que sempre me chamou à atenção no Noticiarama foi a sua linha de ação, independente e, principalmente, ética, sem desmoralizar a quem quer que seja, procurando a isenção, principalmente política, o que, no entanto, não quer dizer que se omitisse com relação aos desmandos com a coisa pública.
Tenho certeza de que haverá, a partir de agora, uma grande lacuna no jornalismo de nossa cidade, no jornalismo sério, bem-conduzido por um jornalista experiente, honesto e dedicado àquilo que faz de melhor: informar com credibilidade e isenção.
Lamento, como disse, a ausência do Noticiarama no nosso dia a dia, mas, quem sabe, um dia retorne, com nova roupagem, mais intenso, com colunistas que devam merecer a honra de assinar matérias semanais e que, revivendo, seja o mesmo Noticiarama a que nos acostumamos a ler, tendo a certeza de que suas informações sempre buscaram a dignificação do jornalismo caxambuense.

Agradeço, mais uma vez, a honra que me foi concedida de assinar esta coluna semanal. Felicidades a todos.