terça-feira, 19 de agosto de 2014

COLUNA


INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MINAS GERAIS 107 ANOS

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais foi fundado pelo então presidente do Estado de Minas Gerais, João Pinheiro da Silva (foto), em 1907, na cidade de Belo Horizonte, razão pela qual os governadores do Estado de Minas Gerais, sempre que assumem o cargo e visitam o Instituto, são considerados Presidentes de Honra do mesmo.
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais atualmente concede a medalha de honra que leva o nome de João Pinheiro, que foi seu primeiro presidente: de 1907 a 1909 (não completou o mandato), escolhido por aclamação dos presentes que, através de eleição havida no dia 12 de julho de 1907, constituíram a primeira diretoria daquela casa:

Presidente – João Pinheiro
1º Vice-Presidente – Des. João Bráulio M. de Vilhena
2º Vice-Presidente – Virgílio Martins de Melo Franco
3º Vice-Presidente – Carlos Honório Benedito Ottoni
1º Secretário – Mendes Pimentel
2º Secretário – Juscelino Barbosa
Tesoureiro – Des. Julio Veiga
Orador – Diogo de Vasconcelos

A instalação solene teve lugar no dia 15 de agosto de 1907, no salão da Câmara dos Deputados, sob a presidência do próprio João Pinheiro, sendo secretariado pelo historiador Max Fleiuss, então Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, especialmente convidado para a ocasião. Após o seu falecimento, a cadeira nº 1 do IHGMG passou a tê-lo como patrono.
O IHGMG funciona em sede própria, na rua dos Guajajaras, 1268. Conta com uma biblioteca cujo acervo é de mais ou menos 30 mil volumes, com destaque para a História de nosso Estado. Possui dois auditórios, sendo um para Sessões Solenes com 136 poltronas, e outro para reuniões menores, com 40 lugares.

Tem um quadro social de 100 membros e suas finalidades principais são o estudo, a pesquisa e a divulgação das seguintes áreas do saber humano: História, Geografia, Geologia, Arqueologia, Antropologia, Sociologia, Paleontologia, Heráldica, Genealogia, Medalhística, Indigenismo e Estatística, além de outras de caráter complementar, com ênfase especial e permanente em todos os estudos que se referirem ao Estado de Minas Gerais. Tem reconhecimento de utilidade pública municipal, estadual e federal.




O IHGMG é a mais antiga instituição cultural do Estado de Minas Gerais em funcionamento e, de acordo com a Lei estadual nº 21.131/2014, o Instituto poderá ser consultado em caráter opinativo pelos órgãos e entidades da administração pública estadual sobre assuntos de História, Geografia e Ciências Auxiliares e Complementares que se referirem a Minas Gerais. Ainda segundo a legislação, o associado do IHGMG tem livre acesso aos órgãos da administração pública estadual e está autorizado a realizar consultas e pesquisas nessas entidades. Por ocasião da sanção da lei, o então governador Anastasia ressaltou a importância do Instituto para Minas Gerais e a importância de se preservar a cultura, a memória e a História do Estado, essencial para a construção do Brasil nação: "Nós estamos desdobrando as nossas responsabilidades. É esse o nosso dever. Eu, como governador do Estado, tenho muita admiração, estima e consideração pelo trabalho realizado pelo Instituto, que reúne intelectuais, que de modo gracioso e voluntário, dedicam parte do seu tempo a temas tão relevantes como aqueles que inspiram a história e a civilização de nosso Estado", afirmou o então governador.

A foto mostra o momento de instalação da sessão solene dos 107 anos de existência do IHGMG, presidido pelo Dr. Wagner Colombarolli (ao centro), sendo, na ocasião lançada a Revista nº 39, com artigos de 35 de seus associados.