segunda-feira, 18 de maio de 2015

13ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS “Museus para uma sociedade sustentável”


13ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS 
“Museus para uma sociedade sustentável”

Com esse tema, instala-se a 13ª Semana Nacional de Museus, especificamente do dia 18 ao dia 24 de maio, ocasião em que os museus brasileiros, convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial em prol do Dia Internacional de Museus. O tema norteador dos eventos é sempre proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
Em Caxambu a 13ª Semana de Museus contará duas importantes atividades:
- Dia 18 – segunda-feira, às 17 horas, no Palace Hotel de Caxambu, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Caxambu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, estará dando início ao planejamento da “Cartilha Patrimonial de Caxambu”, a ser lançada no dia 16 de setembro deste ano. Na oportunidade, os membros do COMPAC reunir-se-ão com o corpo docente municipal a fim de serem traçadas estratégias para a formação daquele significativo instrumento de divulgação cultural de nossa cidade.
- Dia 21 – quinta-feira, às 10 horas, o professor Paulo Paranhos, autor da obra “História de Caxambu para jovens” estará na biblioteca municipal Celina Marques, no Caxambu Velho.

Segundo dados do Ibram, um total de 1.378 instituições estão participando da 13ª Semana Nacional de Museus com 4.570 atividades inscritas. As atividades em todo o Brasil podem ser conferidas na programação completa que se encontra no sítio do Ibram - www.ibram.gov.br. O Museu de Caxambu está contemplado na página 218 daquela programação.


18 de maio – Dia Internacional de Museus

_______________
* Museólogo e Presidente do Conselho Municipal de Administração do Museu Histórico de Caxambu