sexta-feira, 3 de julho de 2009

COLUNA

CAXAMBU E OS SEIS MESES DO NOVO MANDATO

Completamos no último dia 30, seis meses de um novo mandato municipal, onde o lema na campanha foi “Respeito a Caxambu”. Todos concordamos que a “crise mundial” afetou a todos os municípios brasileiros, gerando queda de arrecadação e também queda no repasse dos recursos estaduais e federais. Porém separei alguns tópicos que potencialmente não se baseiam exclusivamente em ter ou não recursos disponíveis e que fazem parte do Plano de Governo da nova administração. Seria interessante a prefeitura se manifestar sobre o andamento dessas propostas, que não dependem de dinheiro, mas sim de vontade política e planejamento para serem executadas. Fica a sugestão para uma explanação aqui ou no novo blog da prefeitura recém lançado e mantido, creio eu, para se estabelecer uma comunicação entre a prefeitura e o povo.


Ÿ Escolher Secretários, Assessores, Funções de Confiança, de Chefia e demais cargos e administrar os Recursos Humanos com critérios de eficácia, implantando um regime de delegação de competência de resultados com a realização de entrevistas especializadas e análise de perfil com os candidatos indicados e/ou inscritos, privilegiando a maior competência e atribuição específica.
Ÿ Estabelecer parcerias de marketing com a iniciativa privada.
Ÿ Criar uma DIRETORIA DE PROJETOS para que Caxambu acesse eficaz e tempestivamente a todos os Programas e Verbas Estaduais e Federais compatíveis, através de um relacionamento forte e permanente com os Organismos Governamentais, capitalizando recursos.
Ÿ Reativar convênio com o SEBRAE, para re-implantação do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, para que a Comunidade Caxambuense, unida, participe do planejamento e das soluções necessárias para o presente e o futuro. Programas: Líder Cidadão e Liderar.
Ÿ Elaborar plano de ação com proposição de metas e cronogramas, estabelecendo um Sistema de Avaliação Constante de Gestão, sob o ponto de vista da qualidade de vida e do avanço da democracia. (125 idéias para a ação municipal).
Ÿ Desenvolver e implantar um sistema de monitoramento e avaliação do funcionamento geral da Prefeitura, inclusive Pessoal, estabelecendo reuniões quinzenais com Secretários que terão autonomia, porém, precisam prestar contas de suas atividades.
Ÿ Implantar uma política de captação efetiva de recursos externos, projetos básicos e executivos a nível federal e estadual, públicos e privados, com a criação de uma Assessoria Especial.
Ÿ Delegar aos Conselhos Municipais uma atuação autônoma e participativa, criando Grupos de Planejamento Coordenado, articulando ações integradas com todas as Entidades e Associações que lidam com o Social para potencialização dos resultados.

(TÓPICOS RETIRADOS DO PLANO DE GOVERNO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO:
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ADMINISTRAÇÃO DR. LUIZ CARLOS E VERÍSSIMO 2009-2012/PHS“RESPEITO A CAXAMBU” )